Avaliação Antropométrica
A avaliação antropométrica é outro método que utilizamos para avaliar a composição corporal de um indivíduo. Consiste em identificar e quantificar os principais componentes do corpo humano, observando a distribuição de diferentes componentes de massa corporal (adiposa, muscular e óssea) nos diferentes compartimentos corporais.
Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como o Índice de Massa Corporal (IMC), a Relação Cintura Quadril (RCQ), somatória de dobras cutâneas, entre outros.
Faz-se interessante ressaltar, que estes componentes são influenciados e sofrem alterações decorrentes da idade, sexo, etnia, momento e tempo de maturação e processo de crescimento, sendo o período pubertário o de maior variabilidade na composição corporal. As “medidas de composição corporal podem ser usadas para monitorar mudanças durante o crescimento e desenvolvimento e para classificar o nível de gordura corporal em crianças”.
Para a avaliação antropométrica são utilizados equipamentos como o adipômetro, o paquímetro e a fita métrica, além da balança e do estadiometro. A utilização de cada método dependerá das características do indivíduo (atletas, não atletas, pessoas com patologias, crianças, adolescentes, etc) e poderá ser utilizado mais de um método para que elas se completem e auxiliem para uma avaliação adequada, como por exemplo, a bioimpedância. A avaliação antropométrica é aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional.